O Famões Clube Atlético 'evoluiu' o seu emblema


Numa altura em que estamos prestes a completar 6 anos de existência, iniciamos a celebração com a apresentação do novo emblema do clube, que vem dar resposta a alguns problemas técnicos do anterior.

Relativamente ao emblema anterior, mantém-se a nossa mascote, o boxer "Rugas", mas agora com maior destaque e definição. Este aparece a saltar, com alegria e de forma enérgica, de dentro de um círculo, simbolizando o movimento e o bem-estar associados à prática desportiva. A representação dos desportos com bola (voleibol, futebol, etc.) continua, igualmente, através da utilização de uma esfera azul colocada por detrás da mascote.

De igual modo, mantém-se a rajada de vento impelindo o círculo, surgindo agora de forma mais estilizada. O recurso a uma estilização do vento remete para o símbolo de Famões: o moinho. Este, tal como o Cruzeiro (símbolo de Odivelas), desaparecem, garantindo uma simplificação que se impunha.

Quanto à estrela, que surgia meio escondida atrás da mascote, “saltou” de dentro do círculo, dividindo-se em 5 outras mais pequenas que encimam o nome do clube e que simbolizam a ambição de lutar pela excelência. Cada uma delas está com uma orientação diferente de modo a transmitir noção de movimento, por exemplo, associado à rotação de uma pá de moinho. De igual modo, representam, também, o efeito de uma engrenagem, elemento que remete para a força da união e do trabalho em equipa.

Por fim, o mote em latim que surgia na versão original dá agora lugar ao lema do clube “vitórias que não se medem aos pontos”, simbolizando a importância da sua ação se focar em primeiro lugar nas pessoas e no seu bem estar em sociedade.

Os vários elementos, assim como as cores azul, vermelho e branco, simbolizam ainda, globalmente, os valores do clube: amizade, diversão, dedicação, esforço, qualidade, competência, rigor, ambição, persistência, ética, desportivismo, civismo, integridade, transparência, solidariedade, espírito de equipa, criatividade, responsabilidade e otimismo.

O novo emblema do clube resultou do esforço e trabalho de várias pessoas, a quem aproveitamos, já agora, para deixar um agradecimento público. Muito obrigado!

06 dezembro 2016